Depois de disseminar o CC50, versão brasileira do aclamado CS50, ele se formou em Ciência da Computação em Harvard, com bolsa da Fundação Estudar.

Agora, é empreendedor que trabalha com inteligência artificial na Brex, uma das mais promissoras fintechs do Vale do Silício, avaliada em US$ 12,3 bi.

Um verdadeiro apaixonado por tecnologia e inovação, o capixaba Gabriel Guimarães tinha apenas 16 anos de idade quando resolveu traduzir um dos mais aclamados cursos de introdução à Ciência da Computação, o CS50, da Universidade de Harvard, para o português. Com esse passo, o então adolescente que tinha o sonho de fazer graduação nos Estados Unidos, ajudou a democratizar um conteúdo de excelência, compartilhando-o com milhares de brasileiros e outros falantes de nossa língua. Hoje, mais de 10 anos depois, o cientista da computação e empreendedor, já graduado em Harvard, trabalha com inteligência artificial na Brex, uma das mais promissoras fintechs do Vale do Silício, fundada por brasileiros, avaliada em US$ 12,3 bi.

“Quando comecei o CS50, fiquei completamente encantado com a forma inovadora e estimulante com que o curso era ministrado por grandes professores, como o David Malan. Entender algoritmos de forma prática, como exemplos cotidianos, deixou-me tão encantado que em três semanas terminei esse curso que os alunos de Harvard demoram quatro meses para fazer. Eu não podia e nem queria parar por aí, então, resolvi compartilhar essa experiência com pessoas que falam português traduzindo o curso inteiro e disponibilizando gratuitamente na internet. Essa versão, batizei de CC50. Foi a minha maneira de ajudar a democratizar um conhecimento que hoje já é muito valorizado e, a cada dia, torna-se mais fundamental para o futuro muito próximo”, explica Gabriel.

Programação é uma das Top 20 principais habilidades até 2027, de acordo com o Report Futuro do Trabalho 2023, do Fórum Mundial Econômico.

Fundação Estudar disponibiliza CC50 gratuitamente

Hoje, mais de 10 anos depois da iniciativa de Gabriel Guimarães de traduzir o CS50 e batizá-lo de CC50, a Fundação Estudar disponibiliza o curso gratuitamente, e todas as pessoas que concluírem ganham certificado tendo acesso exatamente aos mesmos conteúdos do que quem cursou a versão em inglês. Os interessados devem se inscrever neste link.

“A Fundação Estudar, que me ofereceu uma bolsa de estudos quando estava em Harvard e me ajudou a reforçar laços com grandes parceiros, como os fundadores da Brex, desenvolve um trabalho incrível ao dar prosseguimento a esse projeto que comecei lá atrás. É uma satisfação ver mais de 14 mil pessoas sendo formadas ao longo desses anos, com 92% delas se sentindo mais confiantes em se aplicar para vagas de tecnologia e 91% interessadas em seguir uma carreira ligada à tecnologia”, conta Guimarães.

O CC50 é um curso introdutório. Atualizado constantemente, de acordo com inovações tecnológicas que surgem na área, a formação compreende 25 horas durante 11 semanas de estudos. Os alunos aprendem a base teórica da ciência da programação como C, Python e Javascript, CSS e HTML, conceitos de algoritmos, estruturas de dados, abstração, engenharia de software, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software e desenvolvimento web, além de dicas de como desenvolver e apresentar um projeto final.

Bolsas de Estudo nos EUA

Jovens de todo o Brasil que também sonham em estudar fora e seguir uma trajetória inspiradora como a de Gabriel Guimarães, mas não sabem como custear as despesas, podem se pré-inscrever para o Programa de Bolsas Líderes Estudar. A Fundação Estudar também já disponibilizou a pré-inscrição para o Fast Track, que antecipa uma primeira rodada de seleção para os programas de bolsas da Fundação Estudar Líderes Estudar ou Tech Fellow. Dessa forma, os contemplados têm a certeza sobre o apoio até abril de 2024.

O processo de Fast Track é voltado para jovens que estão se aplicando, já foram aceitos ou estão matriculados para iniciar o curso em universidades norte-americanas em 2024, em qualquer área do conhecimento. As inscrições estão abertas até 04/03/2024.